7 Dicas para uma leitura mais rápida

 

 

Quer ler mais rápido?

Neste artigo vou compartilhar lições que me permitiram duplicar minha taxa de leitura, ler mais de  70 livros em um ano e que fizeram um leitor mais inteligente. Eu também questiono alguns mitos de leitura dinâmica para mostrar que não se trata de mágica, mas de habilidade que qualquer um pode aprender.

Como eu comecei com a Leitura Dinâmica

A minha primeira introdução ao conceito de leitura dinâmica foi através do livro Breakthrough Rapid Reading. Eu já me afastei de alguns conceitos do livro, mas as ideias centrais foram transformadoras. Em apenas algumas semanas a minha velocidade média de leitura passou de cerca de 450 palavras por minuto, para mais de 900.

Mais do que apenas palavras por minuto, a velocidade de leitura ajudou a despertar uma nova paixão pela leitura. Ganhando mais controle sobre minhas habilidades de leitura, o meu desejo de ler aumentou. Essa nova motivação me fez um leitor voraz: em um período de dois anos eu tinha lido mais de 150 livros.

Aqui estão algumas das lições que aprendi com vários anos de leitura de velocidade:

1. Use um Marcador

Seus olhos realmente não conseguem focar em um ponto. Eles frequentemente movem-se do foco, mesmo que por breves espasmos, para reunir mais informações.

Normalmente, quando seu olho foge do foco ele tende a voltar à posição anterior. Infelizmente, enquanto você lê, seus olhos estão num desperdício constante. A distração ocular, dentre outras, tendem a diminuir seu ritmo de leitura, pois perde-se tempo para buscar e fixar novamente o ponto do texto lido.  A solução é a utilização de um Marcador.

O Marcador mais à mão, literalmente, é a ponta do seu dedo. Basta colocar o seu dedo indicador abaixo de uma linha de texto e movê-lo enquanto você lê. Inicialmente, o uso do marcador o fará ler de forma mais lenta, mas depois de se acostumar com o movimento você lerá de forma mais eficaz.

<<< Quer conhecer o melhor curso de Leitura Dinâmica???  >>>

2. Leitura Dinâmica é controle, não velocidade

Eu não gosto da forma como a leitura dinâmica é muitas vezes apresentada porque faz parecer que a única habilidade buscada é a velocidade máxima de leitura.

A leitura dinâmica é mais sobre controle da taxa de leitura, não apenas sobre ler mais rápido. Se você está em um carro de corrida, a velocidade máxima é importante, mas ainda mais importante é a habilidade do motorista à adaptação das velocidades às curvas.

Um marcador ajuda no controle porque, em vez de apenas usar seus olhos, você pode mover fisicamente sua mão para ajustar sua velocidade de leitura. Se você mover sua mão mais rápido, será forçado a ler mais rápido. Este tipo de controle permite que você leia com atenção as seções confusas ou importantes do texto e vá mais rápido através de textos óbvios.

Por exemplo, em um livro que estou lendo agora, o autor recorre frequentemente à mesma descrição para explicar uma ideia recorrente. Os parágrafos não são idênticos, mas semelhantes o suficiente para que eu posso usar o marcador para percorrer o conteúdo e ainda receber a mensagem.

3. Leia sem Subvocalizar

Quando a maioria das pessoas aprende a ler são ensinadas a pronunciar cada sílaba em voz alta.  Com o tempo, à medida que aumenta sua velocidade de leitura, você deixa de pronunciar as palavras. No entanto, a maioria das pessoas ainda vocaliza as palavras dentro de sua cabeça, pronunciando-as silenciosamente.

Abandonar a subvocalização é como adicionar um turbo ao seu motor. É um método capaz de aumentar a velocidade máxima de leitura e que deverá ser aprendido caso você queira ser um melhor leitor.

Pratique movendo o marcador mais rápido do que você pode ler as palavras dentro da sua cabeça. Isso vai quebrar automaticamente o hábito de subvocalizar.

4. Leitura ativa

A maioria das pessoas lê passivamente, isto é, lê esperando que a informação vá pular do livro. Este é um hábito válido quando a leitura é por puro entretenimento, mas e quando a sua leitura serve a um propósito específico?

A leitura dinâmica requer leitura ativa. Antes de começar a ler pergunte o que você espera da sua sessão de leitura. Mesmo se você não esteja 100% certo de que você vai aprender, este exercício permite que seu cérebro atente para perceber detalhes relevantes mais rapidamente.

Leitura ativa também significa parar para pensar sobre o que você lê, à medida que lê.  Parar para pensar pode parecer contraditório, mas é uma tática inteligente que deveria ser aplicada por todos. Se você encontrar algo interessante, pause, seja para refletir, seja para anotar a informação.

Você prefere ler algo hoje e esquecê-lo amanhã, ou lê-lo profundamente e torná-lo uma parte de você?

5. Saiba quando diminuir o ritmo

Como eu mencionei na parágrafo 2, a leitura dinâmica é controle, não apenas velocidade. Muitas pessoas depois de conhecer a leitura dinâmica correm atrás de um livro, mas dentre essas pessoas poucas lembram do que leram.

Assim como às vezes é útil mover-se rapidamente através de um texto com baixa densidade de informação, muitas vezes você precisa ir mais devagar para pinçar algo importante ou confuso. Vamos ver a leitura como se você estivesse dirigindo um carro: se você estiver em uma estrada reta, bem conservada e sinalizada, sinta-se livre para acelerar. Mas se você está fazendo curvas fechadas ou em uma estrada de terra, vá devagar.

Mais do que qualquer outra coisa, a leitura dinâmica deve dar-lhe uma consciência de sua velocidade. A maioria das pessoas lê com apenas 2 velocidades: mal passam os olhos ou leem de verdade. A leitura dinâmica lhe dá muita liberdade na escolha da velocidade para ler conforme o texto.

6. Tornar o material mais interessante

Eu sei, pode parecer impossível. Como você pode transformar algumas matérias em algo interessante???

Mas você pode deixar o material mais interessante se você colocar algum esforço antes de pegar o livro. Não, você não pode transformar um tema chato na mais recente ficção de suspense. Mas você pode torná-lo interessante o suficiente para que você pode manter o foco durante a leitura.

Eu sei que soa como algo fora do seminário um Tony Robbins, mas é também uma questão de atitude. Ao se aproximar do livro, imagine se você mudou sua perspectiva, deixando de ser “Oh não, é esse lixo que tenho de ler!,” para “O que eu poderia ganhar com esta leitura, se eu fosse realmente criativo sobre isso!” Trata-se de manter a mente aberta sobre o que a possibilidade de aprendizado com o texto.

Se você encontrar o material mais interessante vai ser capaz de ler com foco completo, significando que vai poder reduzir a quantidade de tempo de leitura em um terço, sem qualquer perda na compreensão.

7. Leitura dinâmica é prática

 

 

Embora menos glamourosa, a melhor técnica que aprendi nestes anos é esta: ler, ler e ler mais rápido. À medida que você passe a ler regularmente, sua taxa de leitura vai melhorar.

Quer conhecer a sua velocidade de leitura atual? Pegue qualquer livro e faça o seguinte: marque no timer do celular um minuto. Comece a ler e marque a linha onde o despertador tocou. Conte o número de linhas lidas. Tome a segunda linha e conte  o número de palavras nesta linha (incluindo palavras curtas). Multiplique o número de linhas por palavras e você terá o seu número de palavras por minuto.

Experimente os passos acima com o seu ritmo de leitura regular e, depois de praticar várias das dicas acima, tente as etapas de medição de novo para ver o quanto você melhorou.

Artigo escrito por  Scott Young , extraído do site ThinkSimpleNow.co

 

<<< Conheça aqui o melhor curso de Leitura Dinâmica  >>>

Share this article

Comments are closed.