7 Dicas para lembrar qualquer nome

Nosso nome é uma daquelas palavras que disparam um gatilho em nosso subconsciente. Você está mais propenso a reagir ao ouvir seu nome do que ao som da palavra maçã, por exemplo.

A capacidade de lembrar nomes de pessoas é uma habilidade extremamente útil em interações de negócios e sociais. Você se lembra como ficou impressionado ou surpreso da última vez que alguém lembrou o seu nome? Ainda fico impressionada e tenho a tendência a lembrar dessas pessoas de uma forma especial.

Eu tenho um nome curto, fácil de lembrar (“Tina Su”). Frequentemente ficava embaraçada por não lembrar do nome de pessoas que se aproximavam de mim com um “Oi Tina, como você está?” Minha mente entra em pânico, pensando, “Oh, Deus! Qual é o nome dela?

Eu desenvolvi técnicas que tem se mostrado eficazes para ajudar-me lembrar de nomes. Quero compartilhar isso com você e espero que elas também lhe seja valiosas.

1. Confiança em você mesmo

Muitos de nós “acreditamos” ser “horríveis com nomes” e estamos muito “orgulhosos” desse fato, alardeando-o a outras pessoas. Ao contar com esta desculpa, instantaneamente esquecemos os nomes das pessoas, sem sequer tentar gravar, porque somos “horríveis em nomes”. A solução: pare de dizer às pessoas que você é “horrível com nomes”. Você não é, simplesmente ainda não encontrou um método que funcione para você. Diga a si mesmo: “Eu sou fantástico em lembrar nomes! E vou começar a praticar agora mesmo. “

2. Vincule um rosto à pessoa

Se você conhece uma outra pessoa com o mesmo nome, procure imaginar o rosto daquela pessoa próxima ao rosto da pessoa que lhe foi apresentada. Observe que quando mais absurda for a situação imaginada, mais fácil vai ser relembrar.

Repita esse truque várias vezes

3. Use truques sonoros

Se você não lembra de outra pessoa com mesmo nome, tente um recurso mnemônico usando som. Repita o nome várias vezes em sua cabeça, exagerando no somprolongando as sílabas: “Tiiiiiiiiiii-naaaaa!” Quanto mais engraçado o som, melhor para lembrar.

Quebre o nome em várias partes: associe as partes a palavras familiares. 

Crie uma história: Especialmente para nomes estrangeiros, longos ou incomuns. Faça a história altamente visual. Melhor se parecer ridícula e fizer você rir.
Exemplo, “Bengodi” : “Ben Afflect vai se tornar um DJ.” 

4. Repetir o nome várias vezes

Olhe nos olhos ao ser apresentado e repita o nome da pessoa várias vezes em voz alta. Eu gosto, ao ser apresentada, de fazer perguntas que me dão tempo praticar o nome: 

  • “Será que eu pronunciando corretamente seu nome?”
  • “Como se pronuncia isso?”
  • “Poderia repetir isso?”

As pessoas normalmente não se importam para ajudar você a aprender os seus nomes.

5. Veja a ortografia Visualmente

Pratique vendo cada letra em sua mente. Repita o processo de ver e ouvir cada letra em sequência.
Exemplo. “Willian” – “W,I,L,L,I,A,N, WILLIAN!”

Não se preocupe em parecer bobo. Se você é franco em aprender o nome de alguém, essa pessoa vai apreciar isso.

6. Escrever o nome

Sempre útil ter papel e caneta com você. Melhor ainda, use seu celular. assim que puder, rapidamente anote os nomes ou sons de nomes.

Nas conferências costumo ter uma página no meu caderno dedicado a nomes. Depois de conhecer alguém gosto anotar o nome nesta página, juntamente com uma dica rápida sobre essa pessoa.
Exemplos:

  • “John, o cara imobiliário de Portland.”
  • “Zoe, o programador myspace.”

7. Manter registros

Manter um arquivo no seu computador, ou melhor ainda, usar o Google Docs (documentos do Word virtual). 
Eu uso isso para gravar nomes de pessoas com quem eu possa voltar a entrar em contato. Eu uso para gravar nomes de pessoas do meu prédio e para qualquer pessoa que encontro em qualquer reunião. Ao escrever, é importante associar o nome a uma fato ou história.
Exemplos:

  • “Unidade 406 – Manik, cara indiana, muito agradável, 30 anos, trabalha na Boeing.”
  • “Derek – amigo de Josh. diretor musical, eles foram para a mesma faculdade, olhos grandes, sarcástico “.

Tente utilizar essas técnicas uma de cada vez. Pratique e, ao se sentir confortável, tente outra. Acredite em si mesmo; quanto mais você quer se lembrar de um nome, mais fácil virá.

 Artigo escrito por  Tina Su , extraído do site ThinkSimpleNow.com

Deseja conhecer um curso que pode potencializar sua capacidade de memorização? Deixo um link aqui para você:

Comments are closed.