Hoje tratamos de cinco passos importantes para aumentar a velocidade de leitura e melhorar a compreensão.

Passos para aumentar a velocidade de leitura e compreensão:

 Pré-Visualização e varredura do texto.

  1. Destaques as ideias-chave.
  2. Use um Marcador.
  3. Incorpore novos conhecimentos; use notas.
  4. Revise e aprofunde seu conhecimento.

 

  1. A pré-visualização 

O primeiro passo é a chave para aumentar a velocidade de leitura e compreensão. Costumo pré-visualizar todos os artigos que quero ler para saber mais sobre a idéia principal. Dependendo do texto, busco por números, nomes ou palavras-chaves. Eu uso o meu dedo como marcador para rapidamente repassar a página em zig-zag. Olho para as manchetes, imagens ou diagramas numa visão geral.

  1. Recordando e repetindo

Agora, na busca da idéia principal é hora de anotar palavras-chave. Às vezes eu crio uma lista de ideias ou mesmo um mapa mental. É válido também apenas vocalizar as ideias na cabeça. Importante nessa hora fazer perguntas COMO, QUEM, O QUÊ e PORQUÊ, para ter uma ideia da mensagem principal a ser passado pelo texto.

  1. A leitura da velocidade e usando um ponteiro

Assim que o tema principal torna-se cumpre decidir se vamos ler o texto ou ignorá-lo e seguir em frente. Esse é o propósito de visualização: avaliar o valor de qualquer material. Essa é a dica, a visualização irá ajudá-lo porque nos permite avaliar o texto e saber se nos é útil, o que ajuda a economizar nosso tempo.

Lendo de forma dinâmica eu uso meu dedo como um marcador, de forma a manter meus olhos focados e dentro do meu ritmo. Se você estiver familiarizado, poderá usar o ritmo da leitura de blocos de palavras. É importante que embora possa ser difícil às vezes, RESISTA  a voltar no texto. Lembre-se, você já sabe a idéia principal, então evite voltar, continue a leitura e recolha mais detalhes que tudo virá junto.

Quer conhecer o melhor curso de Leitura Dinâmica???

  1. Incorpore novos conhecimentos. Faça Anotações.

 Depois de ler o texto que está na hora de reforçar o aprendizado com anotações. Para artigos curtos, pequenas anotações devem ser suficientes. Para extrair melhor, e assimilar, conhecimento mais extensivo você pode, por exemplo, criar um mapa mental. Também é válido discutir as idéias com um amigo, ligar alguma emoção ao aprendizado, ou mesmo visualizá-lo criando personagens. Desse modo irá descobrir que leitura dinâmica é uma ponte para várias outras habilidades que podem ser aprendidas também.

  1. Repetição e conhecimento aprofundamento

A repetição é um método eficiente para transferir novos conhecimentos para a memória de longo prazo. Para isso mostra-se importante ter um conjunto de notas disponíveis para re-leitura. Eu uso um software gratuito chamado Evernote para salvar as notas de revisão. Você também pode salvar artigos inteiros para lê-los novamente.

Costumo reaplicar as etapas da leitura dinâmica para aprofundar os meus conhecimentos. Faço a varredura rápida, perguntas simples, leitura e relembrar as ideias principais. Lembre-se que a escrita é uma boa maneira de aprofundar o conhecimento.

A repetição é importante. Para aumentar a velocidade de leitura e compreensão conside…

  • mudar maus hábitos de leitura;
  • parar de subvocalizar;
  • Evitar voltar no texto;
  • usar a visão periférica para aumentar a captação de informações;
  • aprender a ler palavras em bloco;
  • usar um marcador para pegar ritmo;
  • busque por nomes ou números ao pré-visualizar;
  • criar mapas mentais;
  • aplique métodos de repetição para assimilar novos conhecimentos.

Artigo escrito por Mark Ways, extraído do site www.speedreadingtechniques.org

<<< Quer conhecer o melhor >>>

<<<curso de Leitura Dinâmica??? >>

Comments are closed.