LEITURA DINÂMICA: MITO OU REALIDADE ?

Primeiramente é bom saber o que é de fato leitura dinâmica, já que muitos imaginam como sendo o simples ato de ler um livro em grande velocidade.

Leitura dinâmica é um conjunto de técnicas aprimoradas através do tempo em que se procura aumentar drasticamente a velocidade de leitura sem comprometer a sua compreensão. Essas técnicas foram aperfeiçoadas devido ao crescimento das publicações de livros e o aumento do número de leitores famintos de conhecimentos, que buscavam a todo custo ler uma quantidade maior de livros no menor tempo possível. Portanto leitura dinâmica é uma nova maneira de ler, em que se procura não simplesmente ter somente velocidade, mas captar a idéia do texto, conversar com o texto, entender o que o escritor do texto quer dizer e com isso ter mais prazer na leitura como um todo.

O que é importante salientar sobre a leitura dinâmica é que, é um método como outro qualquer (digitação, memorização, cursos de idiomas), resumindo, necessita de muita disciplina, treinamento e muita determinação.

<<< Quer conhecer o melhor curso de Leitura Dinâmica???  >>>

Na técnica de leitura tradicional, quando uma pessoa é ensinada a ler, as palavras são divididas em sílabas para facilitar a leitura, isto é chamado de vocalização das palavras, que é feito “sílaba por sílaba” e em voz alta. Exemplo: (P E – T E – C A). Mesmo depois de aprender a ler, as pessoas continuam a vocalizar as palavras; só que silenciosamente. Outra forma bastante usada na leitura tradicional, é a sub-vocalização, que é a leitura mental “palavra por palavra”. Exemplo: (V O U – P A S S A R – N O – C O N C U R S O ). Na verdade, estes dois vícios são os maiores obstáculos para quem está praticando a leitura dinâmica.

Na leitura dinâmica, o processo de leitura não ocorre sílaba por sílaba ou palavra por palavra, mas sim pelo bloco de palavras que forma uma idéia, que torna a leitura do texto mais dinâmica e agradável. Observe que como já dominamos a leitura de nosso idioma, algumas palavras não necessitam ser lidas totalmente para que seu significado seja logo entendido, mesmo a leitura de uma frase inteira com o desenho incompleto de suas letras já é suficiente para o seu entendimento.

Exemplos:

MELA – MELAncia – MELAdo

INFOR – INFORmática – INFORmação

CONCUR – CONCURso – CONCURseiro

1. Ho je eu es tu da rei bas tan te pa ra ser a pro va do no con cur so.

2. Durante a prova / muitos candidatos desistiram / porque a prova / estava muito difícil.

Veja que na primeira frase a leitura é mais lenta e seu entendimento muito confuso porque usamos o método da separação das sílabas (essa é a leitura vocalizada). Já na segunda frase, apesar de ser maior, a leitura é mais rápida e a captação da idéia do texto é melhor absorvida (a leitura é feita em blocos de palavras). Esse o grande “lance” da leitura dinâmica, captar as idéias do texto e não simplesmente ficar com a atenção presa na identificação das sílabas para formação das palavras e finalmente identificar essas idéias. Claro evidentemente que isso não se consegue da noite para o dia, eu repito, só é possível graças à prática de exercícios e como em tudo que envolve o estudo, ter muita disciplina e determinação.

Como qualquer curso que conhecemos (memorização, digitação, inglês), existe muitos cursos de leitura dinâmica “caça níqueis”, em livros, dvds, em que se promete uma melhora na qualidade da leitura em questões de dias, o que é totalmente impossível para uma pessoa comum realizar, mesmo porque é uma técnica que se exige uma série de outros elementos para sua total aprendizagem. Por isso é comum encontrar pessoas que compraram um livro ou dvd sobre o método, deram uma olhada já desconfiadas viram que tinham somente exercícios e desestimuladas, desistiriam. Outras, completamente desinformadas engrossam a fileira do negativismo, do isso não funciona, que o melhor e mais prático método, é mesmo o velho e bom “chute”.

ALGUMAS VERDADES E MENTIRAS SOBRE LEITURA DINÂMICA.

Para ser um leitor dinâmico, terei que ter uma boa memória?

Mentira: Memória todo mundo tem (sem memória você não saberia o seu nome, o caminho para o trabalho). A memória é como um músculo precisa ser exercitada diariamente, estimulada através de exercícios simples. Para ser um leitor dinâmico, basta ter interesse e motivação para a leitura.

A leitura dinâmica ajuda quem não gosta de ler?

Verdade: Muita gente não gosta de ler porque o faz de maneira errada e o simples fato de usar um método para melhorar sua capacidade de leitura e aprendizagem, já é um estimulante bastante prazeroso.

Se eu ler mais rápido, minha compreensão vai diminuir?

Mentira: Leitura muito lenta geralmente sobrecarrega a nossa memória operacional, não sobrando espaço para o entendimento. Na leitura dinâmica você vai aumentar sua velocidade de leitura, sem pular palavras e ainda assim aumentar sua compreensão.

Usando a técnica de leitura dinâmica, terei que ler um livro inteiro?

Mentira: Uma das principais lições da leitura dinâmica é exatamente a captura das idéias do texto. Livros ou quaisquer outros suportes de leitura são maneiras de capturar e transferir informações, conhecimento e idéias de um autor para o leitor. No entanto, muitas vezes como no estudo para concursos nos interessamos apenas por alguns tópicos ou passagens abordados no livro. Além disso, a intenção do autor ao escrever o livro não é necessariamente a mesma que a sua para ler o livro. Tenha isso em mente e faça uma verdadeira caça ao tesouro, buscando apenas aquilo que realmente será compatível com seus objetivos. Se você não estiver encontrando alguma informação que valha seu precioso tempo, tenha coragem de saltar parágrafos, capítulos ou até mesmo livros inteiros.

Resumo da Ópera – Não importa se você acredita ou não no método da leitura dinâmica, o importante é que você use métodos, técnicas, que dinamizem seu estudo e façam toda a diferença na nota final.

Artigo escrito por Fontenele, extraído do site www.concurseirosolitario.blogspot.com.br

<<< Quer conhecer o melhor >>>

<<<curso de Leitura Dinâmica??? >>

Comments are closed.