QUER LIDERAR? LEIA!

Embora as taxas de alfabetização globais sejam elevadas, as pessoas estão lendo cada vez menos. E isso é terrível para a formação de líderes. O hábito de leitura é uma característica definidora dos maiores líderes pois catalisa a inovação, a visão e a eficácia pessoal.

Os benefícios que a leitura proporciona à formação de liderança são muito abrangentes, com alguns estudos sugerindo a melhora da inteligência, pois um vocabulário mais amplo e um maior conhecimento do mundo potencializam o raciocínio abstrato.

A leitura aumenta a inteligência verbal fazendo do líder um comunicador mais apto e articulado. Ler romances pode melhorar a empatia e compreensão dos sinais sociais, permitindo que o líder seja mais eficaz em liderar outros – traços que são cada vez mais valorizados na estrutura organizacional. E qualquer pessoa de negócios entende que a inteligência emocional elevada irá melhorar a sua capacidade de liderança e gestão.

Uma vida literária ativa pode ajudar com sua saúde. Para os executivos estressados a leitura é a melhor maneira de relaxar, reduzindo o estresse em 68%. Alguns estudos sugerem que a leitura pode afastar a doença de Alzheimer, estendendo a longevidade da mente.

Leitura mais pode levar a uma série de benefícios para os empresários de todos os matizes tornando-o um líder melhor. Então, como você pode começar? Aqui estão algumas dicas:

  • Junte-se a um grupo de leitura. São cada vez mais comuns grupos de pessoas se reunirem, a cada dois meses por exemplo, para ler clássicos da filosofia, ficção, história e outras áreas.
  • Varie a sua leitura. Se você é uma pessoa de negócios que normalmente só lê sobre a sua área, comprometa-se a ler um livro diverso de sua zona de conforto.
  • Aplique a leitura em seu trabalho. Você está lutando com um problema no trabalho? Pegue um livro sobre neurociência, psicologia e descubra maneiras de aplicar essas lições à sua profissão.
  • Leia para se divertir. Nem todo leitura tem de ser focada no desenvolvimento. Leia para relaxar, fugir do estresse e permita à sua mente divagar.

A leitura tem muitos benefícios, mas é subestimada como um componente essencial do desenvolvimento da liderança. Então, como a leitura tem beneficiado sua vida? Que sugestões você daria para outros que buscam crescer a sua liderança através da leitura?

Fonte John Coleman, in Harvard Business School Publishing

Share this article

Comments are closed.